sábado, 16 de outubro de 2010

Vida Abundante!


Vida Abundante: Realidade ou Utopia?

Texto Base: João 10:10

O que é vida abundante na nossa concepção?

Vida abundante é associada à saúde psicológica, à prosperidade material, à libertação do sofrimento, entre outras coisas.

Que triste pensar que nisso se resume a vida conquistada por Cristo por nós lá na cruz, limitar o poder do nosso Deus a circunstancias favoráveis é dizer que Ele é Deus apenas nas horas boas, e quando as situações difíceis sobrevêm temos dificuldade em aceitar, crer que Ele está conosco, que a Sua vontade está sendo feita e até chegamos a associar as lutas a algum pecado cometido.

Ou então, quando as coisas não acontecem como planejamos, não colhemos o que achamos que plantamos, temos a tendência de associar o momento difícil à falta de abundância prometida por Cristo no texto lido.

A vida abundante não se limita às circunstâncias à nossa volta, ela está relacionada com a vida que vivemos, independentes das circunstâncias que nos rodeiam.

A vida abundante é uma vida livre do poder do pecado, cheia do poder do Espírito Santo, que se concentra em agradar a Deus e descansar no seu amor, simplesmente porque Ele é Deus.

É essa vida que busca a santidade, ou seja, humildade de espírito, tristeza pelo pecado, fome e sede de justiça, que irá produzir em nós a bênção da vida abundante, uma vida equilibrada sob a autoridade de Deus. Ele é o centro da vida abundante, não somos nós.

É a busca por honrá-lo com nossas vidas que nos traz vida abundante, não buscar nossa felicidade. Ele é a razão, não somos nós.

Essa é a verdade que sustenta a vida abundante:

Deus é o Ser Absoluto e Soberano sobre o Universo e sobre toda realidade espiritual, em outras palavras, o Autor da Vida é maior do que qualquer circunstância, nada limita seu agir.

Nossa felicidade verdadeira vem de depositarmos NELE nossos olhos, esperanças, desejos, sonhos, expectativas, tristezas, medos e frustrações também.

E a certeza de que, mesmo sendo o único Ser auto-suficiente como está escrito em Êxodo 3:14 e ser totalmente sustentador das nossas vidas (Atos 17:28), Ele se importa conosco ao ponto de ter entregado Jesus por nós (João 3:16), e ter interesse contínuo em nossas vidas, independentes das circunstâncias que enfrentamos (Salmos 33:13 e 15), isso gera em nós uma vida equilibrada uma vida constante, segura, ou seja, uma vida de qualidade.

Quando Paulo diz a Timóteo: “Deus não tem nos dados espírito de covardia, mas de poder, amor e moderação.” em 2 Timóteo 1:7, podemos crer que ele fala da vida conquistada por Cristo para nós:

§ Covardia: espírito temeroso diante das adversidades, descontrole emocional diante das lutas, não estamos dizendo que não devemos chorar, ou clamar a Deus diante das provas e tribulações, mas que elas não têm poder de nos afastar da segurança, consolo e livramentos concedidos pelo Senhor Jesus, afinal, muitas vezes não vai nos tirar da adversidade, mas vai guiar-nos através dela. (Salmos 37:7; Isaías 43:2; Romanos 5:3-5; Tiago 1:2-4).

§ PoPoder: Deus disse a Paulo que o poder DELE se aperfeiçoa na nossa fraqueza, em meio às lutas, quando pensamos que não vamos suportar, a força de Deus nos ergue, e conseguimos passar pelo deserto, afinal, com Deus ele se torna um lugar seguro. (2 Coríntios 12:9 e 10; I Samuel 23:14).

§ AmAmor: a vida abundante gera em nós uma demonstração genuína do amor de Deus pelo próximo, afinal, nós amamos porque Ele nos amou primeiro (I João 4:19).

§ M Moderação: nossa mente é saudável, nosso espírito é fortalecido, nossa busca em conhecer cada vez mais nosso Deus por meio de sua palavra traz sabedoria para a vida diária, passamos a viver de modo digno do evangelho.

Essa vida, que prevalece a despeito de qualquer circunstância pela qual passe, essa é a vida conquistada por Cristo para nós.

É a vida que diante das impossibilidades, desfruta de uma paz sobrenatural, algo humanamente impossível.

Você já se perguntou o porquê de tantas “pancadas” simultâneas, sem folga?

Deus nos atrai para Si, na total dependência Dele somos moldados, fortalecidos e cheios do Seu Espírito. E nessa intimidade de Senhor e servo, Pai e filho, sabemos, temos a certeza e a tranqüilidade de que tudo está nas mãos do Deus que tudo pode.

Que possamos nos apossar da verdade: “Tu conservarás em paz aquele cuja mente está firme em TI”, Isaías 26:13, assim esperar por Ele com paciência e desfrutar da vida abundante conquistada por Cristo pra nós.

Deus nos abençoe!

Carolina Ribeiro

Nenhum comentário:

Postar um comentário